• Vinicius Andrade

A Lenda do Nó Górdio



A lenda do Nó Górdio conta que o rei da Frígia morreu sem deixar herdeiro e que, ao ser consultado, o Oráculo anunciou que o sucessor chegaria à cidade em uma carroça. A profecia foi cumprida por um camponês, chamado Górdio, que foi coroado Rei da Frígia.


Para não esquecer de seu passado humilde, o Rei Górdio colocou a carroça, com a qual ganhou a coroa, no templo de Zeus, e a amarrou com um enorme nó a uma coluna. O nó era impossível de desatar e por isso ficou famoso por toda Ásia.


Górdio reinou prosperamente por longos anos e quando morreu, seu filho Midas assumiu o trono. Midas expandiu o império mas não deixou herdeiros. O Oráculo foi ouvido novamente e declarou que quem desatasse o Nó de Górdio dominaria todo o mundo.


Meio século se passou sem ninguém conseguir realizar esse feito, até que em 334 a.C. Alexandre, o Grande, ouviu essa lenda ao passar pela Frígia. Intrigado com a questão, foi até o templo de Zeus observar o feito de Górdio. Após muito analisar, desembainhou sua espada e cortou o nó.


Muitas vezes ficamos angustiados sofrendo sozinhos com problemas que parecem insolúveis (como desatar um nó impossível) e as vezes podemos resolvê-lo vendo por um outro ângulo através de auxílio profissional.





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo