top of page
  • Foto do escritorCamila Pazini

Mulher, você é de lua?




Se o ano é uma canção, a Lua é a batida do tambor que marca o ritmo com suas fases, mudando o tom ao passar pelos signos zodiacais, crescendo e minguando por treze vezes enquanto completa um círculo perfeito - Mirela Faur

Muitos povos tradicionais observaram as relações entre as fases lunares e a natureza, e por milênios usaram essas sabedorias para guiar a contagem do tempo, os períodos de plantios e colheitas, a percepção dos movimentos das águas e seivas das plantas bem como para compreender melhor os ciclos da vida.


Contar o tempo é como sintonizar nossa mente em uma frequência. Hoje estamos sintonizadas na frequência do calendário gregoriano, criado em 1528 pelo Papa Gregório XII, criado com a função de cobrar impostos. Na mesma época, sacerdotes foram enviados à diferentes lugares da Terra para “levar a fé católica” e destruir as bibliotecas das culturas e religiões locais, incluindo os indígenas maias, grandes observadores do tempo.


Essa frequência é artificial e irregular pois essa contagem se baseia somente no ciclo solar e isso contribuiu para a sociedade patriarcal, onde o poder da lua, do feminino, do oculto e da criatividade foram sufocados.


As terras espirituais da Mulher Selvagem, durante o curso da história, foram saqueadas ou queimadas, com seus refúgios destruídos e seus ciclos naturais transformados à força em ritmos artificiais para agradar os outros - Clarissa Pinkola Estés

Aceitar-se cíclica e reconectar-se com os ciclos naturais, observando como as fases da lua e as estações do ano acontecem dentro de nós e influenciam nossa natureza é um passo importante para o equilíbrio emocional e físico das mulheres. Muitas questões relacionadas a desequilíbrios hormonais, insônia e depressão são consequência da desconexão com os ciclos da natureza interna e externa.


Faça um exercício ao longo de um mês: Anote todos os dias brevemente como se sente, física e emocionalmente e observe a relação disso com as fases da lua. Ao perceber como seus ciclos e os ciclos da lua se relacionam, você pode criar pequenos ajustes na sua rotina em relação a sono, alimentação e trabalho. Você vai perceber que, diminuir o ritmo durante a lua minguante, não vai comprometer seu rendimento, pois, tendo economizado os recursos internos no momento oportuno, sua energia estará mais potente e disponível durante a lua cheia.


Experimenta e me conta!



81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page