• José Roberto

Reiki é Terapia Holística?

Atualizado: Abr 7



Vou usar essa pergunta para iniciar o texto dessa semana: “Reiki é Terapia Holística?”


Isso depende de alguns fatores, mas em sua gênese Reiki é Terapia Holística assim como História é Ciências Sociais. Daí você leitor com uma mente mais acurada e atenta pensa que pescou o peixe que fez o pulo do gato “Reiki é uma área da Terapia Holística”; preciso dizer que as coisas são mais nebulosas do que parecem...

Falei um pouco sobre a nebulosidade que circunda a Terapia Holística, através de um embate específico nesse texto aqui, comento um pouco de como o embate no campo da Terapia Holística (pense como um lugar físico mesmo, porém dentro da ideia de seu significado) é difícil de se observar e “palpar”, por acontecer em um espectro entre conceitos. Para além dessa zona de embate, as coisas não ficam muito melhores quando se fazem perguntas como: “O que a Terapia Holística faz? O que é? Como atua?”, assim como a pergunta do título. Vemos terapeutas que há tempos trabalham com “Terapia Holística” tentando se esquivar desse tipo de questionamento. Natural, quando as coisas estão claras e todo mundo sabe o que é, já gera desconforto, quando não, o desconforto é ainda mais incisivo. Então para pensarmos sobre a pergunta “Reiki é Terapia Holística?”, quero trazer antes algumas ideias.

O Hólos que compõe a Terapia Holística é uma forma de pensar de outro tempo, quando ideias de outro tempo se encontram inseridas e operando fora dele, geram no mínimo desentendimentos. Veja, embora essas ideias antigas ainda sejam palpáveis de alguma forma no tempo presente, existe muito dessas ideias sob as névoas da história. Daí vem não apenas desentendimento, mas principalmente desconexão de contexto, uma vez que a repetição dessas ideias no decorrer de seu tempo, não dão conta de trazer à tona tudo o que significa sua vivência e gênese. O material humano que é o próprio objeto da história não tem como ser transportado e revivido no presente, isso faz do homem agente ativo desta névoa e não faz do passado menos vivo, aqui faço um parênteses:

Fechado o parêntese retomo, a inserção de ideias fora de seu tempo desconectam-nas do momento de seu nascimento as tornando um eco do passado no presente, uma névoa mística se forma e prega peças em observadores desprevenidos. Existem algumas saídas para este movimento nebuloso, “ressignificação”, “ressureição”, ou do que chamo de “recomposição” e embora eles deem conta de lidar com isso de certa forma ainda precisamos considerar outra questão, as características do nosso presente. Vivemos em um mundo aonde a noção de identidade legítima de uma prática é intimamente ligada a uma forma de pensar restritiva, corrosiva e demiurga quando está requisita para si as criações da natureza como suas. O desconforto trazido pela névoa a torna um terreno venenoso, delicado e confrontador de si mesmo, dependendo da forma que se olhar.

Se Reiki é ou não Terapia Holística, vai depender de como você consegue enxergar e passar por essa névoa e com quais árvores que parecem pessoas, ou pessoas que parecem árvores você parar para conversar no meio do caminho. A prática do Hólos como terapia é o que faz da Terapia Holística o que ela é, medicina não deixa de ser medicina quando se fala de ortopedia, ou psiquiatria, mas a forma de pratica-la pode exigir um outro nome, ou um novo adjetivo como a Medicina Antropofosófica – depende do que e o que você está mirando ao pensar sobre o assunto. Eu diria que Reiki é Terapia Holística na mesma proporção que rapa-dura é açúcar mascavo e esse é açúcar de confeiteiro, sob essa ótima inclusive a medicina e a lambada (a dança proibida) também são Terapia Holística, entende? – O que precisa se ter em mente é o Hólos, a ética genética da Terapia Holística. Daí a névoa se desfaz.

Ao final tudo vai depender da forma que você encara o mundo e de onde você está olhando de dentro da névoa. Agora, se você perguntar: “Reiki quanto técnica é Terapia Holística?” Daí já digo que não, assim como José não é Henrique, ainda que os dois sejam irmãos gêmeos na vida real e tenham sido criados pelos mesmos pais, eles tem constituições e histórias diferentes. Reiki e a Terapia Holística seguem a mesma analogia nesse caso, elas poderiam ter vindo do mesmo lugar e passado por processos semelhantes, mas tem histórias e constituições diferentes e embora não escapem do campo nebuloso mesmo quando observados sob esta ótica, o processo que circunda essa questão desenvolveu-se em outras características e opera em outra parte deste campo.





32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo